• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home

Estranhas marcas na Ilha do Sol

Recentemente o gramado das áreas comuns do condomínio Ilha do Sol vêm apresentando um padrão de círculos intrigantes e sem explicação.

A algum tempo atrás, em algumas regiões da Ilha, começaram a surgir figuras circulares somente nas áreas de gramado do tipo mato-grosso.
Várias hipóteses foram levantadas, algum tipo de fungo, formigueiros, ataques de coelhos e lebres, etc. Nenhuma explicação foi encontrada para o fato e o tempo foi passando.

Atualmente, principalmente nas áreas comuns, onde a poda é feita com mais frequência, estas estranhas figuras estão se alastrando, sem danificar ou mesmo alterar a qualidade da grama.
Onde a grama é do tipo esmeralda isto não acontece. Fora da Ilha, gramados do tipo mato-grosso não são afetados desta forma, e não conseguimos encontrar nada que se assemelhe na Internet e publicações do gênero.
O fenômeno acontece da seguinte forma. Primeiro surge uma mancha de grama mais escura em qualquer parte do gramado, em seguida esta mancha começa a formar um circulo pequeno, que vai crescendo a medida que o tempo passa. Quando dois ou mais círculos aparecem vizinhos uns aos outros, no momento do encontro dos mesmo, isto é, depois de vários dias de crescimento, estranhamente um circulo não adentra o outro círculo, como se dois círculos formassem um número 8 (oito), depois de se encontrarem.
Após algum tempo, várias figuras aparecem no gramado, oriundas de vários encontros de vários círculos.
O engraçado é que depois de se encontrarem, estas manchas vão se desvanecendo e somem como se nunca houvessem existido. Tempos depois reaparecem e tornam a se expandir e o ciclo se repete.
O fato é que ainda existem regiões da Ilha em que não são constatados a presença destes círculos, deixando aberta várias suposições para explicar o caso. Mas é certo que se continuar do jeito que está, brevemente toda a Ilha estará contaminada com este estranho acontecimento.
Vamos aguardar para ver se conseguimos alguma explicação para isto, tomara que não seja nada sério, mas temos que ficar de olho para termos certeza de que não é perigoso.
Abaixo algumas fotos destas estranhas formações.